Modalidades

Modalidades

Sobre esta página
A Psicologia estuda os nossos comportamentos e processos mentais. Aplica conhecimentos científicos na promoção de um funcionamento ótimo de quem nos procura. São várias as modalidades de intervenção de que dispomos, adaptadas ao motivo do pedido de ajuda e às características pessoais de cada um.

fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Intervenção Precoce Intervenção Precoce -Identificação de áreas fortes e fracas, possíveis linhas orientadoras para futura planificação das sessões
- Suporte psicológico, apoio educativo e terapêutico aos pais e /ou cuidadores
- Identificação e clarificação de preocupações, dúvidas, incertezas e inseguranças
- Identificação e informação de recursos de apoio disponíveis na área de residência, bem como o estabelecimento da articulação com as equipas de especialistas.
Baseia-se numa abordagem abrangente e multidisciplinar, envolvendo a criança e a família.
Para além do processo de avaliação e diagnóstico conduzido sempre em articulação com os pais e especialistas de diferentes áreas profissionais, esta intervenção tem como objetivos principais:
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Consulta de Avaliação Psicológica Consulta de Avaliação Psicológica A Avaliação Psicológica implica assim a integração e interpretação dos dados obtidos, orientado para a produção e confirmação das hipóteses acerca dos comportamentos da criança/jovem/adulto e das suas fragilidades no contexto da formulação do caso.
A comunicação dos resultados é efetuada através de uma sessão com a devolução da informação, explicação do enquadramento psicoterapêutico da mesma e elaboração de um relatório psicológico.
A Avaliação Neuropsicológica tem como objetivo estudar as relações existentes entre o funcionamento cerebral, a cognição e o comportamento. São por isso utilizadas Baterias de Avaliação Neuropsicológica que permitem identificar a existência de défices cognitivos, aferir esses défices e analisar a evolução natural da patologia e ou traçar um plano de intervenção.
Processo sistémico e complexo, que visa o desenvolvimento de hipóteses acerca do comportamento da criança, jovem ou adulto e dá resposta às questões colocadas no âmbito do pedido.
É um processo multi-método e multi-informador (por exemplo, pais, professores, médico de referência), para o qual são selecionadas e utilizadas diferentes técnicas e metodologias (por exemplo, entrevista, observação, análise funcional, testes psicológicos), com o intuito de proporcionar informação válida e representativa do avaliado, pontos fortes e fracos.
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Orientação Vocacional e Profissional Orientação Vocacional e Profissional O processo de orientação vocacional e profissional envolve assim a integração e interpretação dos dados obtidos através de uma abordagem multi-método (normalmente entrevista e testes psicológicos) que permitem identificar o desenvolvimento de interesses, escolhas, crenças de capacidade percebida e delinear um plano de aprendizagem formal e informal para a construção de um projeto de vida e de carreira bem-sucedido.
A comunicação dos resultados é efetuada através de uma sessão e elaboração de um relatório psicológico.
A Orientação Vocacional e Profissional tem essencialmente a função de transpor para o plano educacional uma visão realista do mundo atual e de transmitir uma perspetiva integrada de desenvolvimento pessoal e social. O percurso individual é cada vez mais feito de transições sucessivas quer na profissão quer na vida; a mudança exige processos adaptativos, em que o sentido de identidade pessoal representa uma das poucas âncoras para lidar com as incertezas.
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Reabilitação Neuro-
psicológica
Reabilitação Neuropsicológica
A Reabilitação Neuropsicológica pretende promover a recuperação das funções, através de uma compensação ou redução dos défices cognitivos evidenciados e habilitar paciente e família para lidarem com as dificuldades decorrentes da lesão ou patologia, reduzindo o impato destes défices no funcionamento social.
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Consulta de Psicologia na Infância Consulta de Psicologia na Infância -Dificuldades de Controlo de Impulsos
- Perturbação de Hiperatividade com Défice Atencional
-Problemas de atenção e concentração
- Perturbações de Aprendizagem Específicas (Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia)
- Perturbações no Padrão Sono/ Vigília
- Perturbações de Espetro do Autismo
Outras
-Divórcio/Separação dos pais
-Situações de Luto de Familiares
-Nascimento de Irmãos
-Problemas do Controlo dos Esfíncteres (Enurese, Encoprese)
-Problemas de Alimentação e da Ingestão
-Perturbações de Ansiedade (medos, fobias, tiques, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade de desempenho, ansiedade de separação)
-Perturbações depressivas
-Perturbações de Expressão Somática
-Dificuldades de Integração no Contexto Escolar (Recusa Escolar)
-Instabilidade emocional
-Agressividade
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Consulta de Psicologia na Adolescência Consulta de Psicologia na Adolescência -Perturbações Depressivas e Perturbações Bipolares
-Perturbações de Sintomas Somáticos
-Problemas do Comportamento Alimentar (Bulimia, Anorexia etc.)
-Problemas Relacionados com a Sexualidade
-Dificuldades de Aprendizagem
-Problemáticas de competências sociais, importância do grupo de pares.
-Dificuldade de Integração em Contexto Escolar (recusa escolar, isolamento social, adaptação a transições de escola)
-Perturbações de Jogos de Internet
-Perturbações Disruptivas, Perturbações do Controlo dos Impulsos e do Comportamento
-Comportamentos de Risco (abuso de substâncias, dependências online)
-Perturbações de Ansiedade (Tiques, Ansiedade aos Exames, Ansiedade Desempenho, Ansiedade Social, Fobias Específicas por exemplo, aranhas, andar de avião, etc.)
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Consulta de Psicologia do Adulto Consulta de Psicologia do Adulto -Perturbações relacionadas com Trauma e Fatores de Stress (especificamente Adaptação à Doença Crónica, Gestão da dor Crónica, Processo de Luto ou Perda)
-Síndrome de Exaustão em Contexto Laboral (Burnout)
-Perturbações de Personalidade
-Perturbações de Ansiedade (por exemplo: Perturbação de Ansiedade Generalizada, Fobias Específicas, Perturbação de Pânico, Fobia Específica etc.)
-Perturbações Depressivas e Perturbações Bipolares
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Avaliação de Condutores Avaliação de Condutores Destina-se a condutores de:
• Pesados de mercadorias
• Pesados de passageiros
• Táxis
• TVDE
• Reboques
• Veículos prioritários
• Veículos de instrução
• Veículos com matérias perigosas
• Transporte coletivo de crianças
O Decreto-Lei 319/2009 prevê a obrigatoriedade da realização de uma Avaliação Psicológica aos condutores ou candidatos a licença de condução para alguns grupos de veículos, nomeadamente para o Grupo 2, que inclui veículos das categorias C, CE, D, DE, C1, C1E, D1 e D1E, bem como os condutores das categorias B e BE que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.
A avaliação psicológica destina-se a avaliar a aptidão psicofísica, percetivo-motora e de integração de informação, bem como os fatores de personalidade e relacionais relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho.
Esta avaliação é feita por um psicólogo habilitado, através da aplicação de provas.
fundo arvore - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Orientação de Pais Orientação de Pais Poderá procurar informação e aconselhamento em diversas áreas, entre elas:

-Ajustamento de Práticas Parentais
-Regras e Limites
-Gestão de birras e indisciplina
-Gestão de Situações de Separação/Divórcio
-Gestão de tempos livres
-Gestão Adaptativa na Utilização da Internet, videojogos, tempo de ecrã em função da faixa etária
-Gestão familiar de conflitos entre irmãos, preparação para o nascimento de um irmão/adaptação
-Alienação Parental
-Luto
Nestas sessões de orientação de pais procuramos integrar os pais como agentes facilitadores de transformação da criança ou do jovem e incluir o ambiente familiar no processo terapêutico e reconhecer os pais como especialistas potenciando a sua participação ativa e um melhor conhecimento dos sintomas e manifestações dos seus filhos.

Counselling Avaliação de Condutores Orientação de Pais Psicologia do adulto - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Consulta de Psicologia do Adulto Consulta de Psicologia na Adolescência psicologia na infância Consulta de Psicologia na Infância reabilitação neuro-psicológica Reabilitação Neuro-
psicológica
Orientação vocacional e profissional - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Orientação Vocacional e Profissional Avaliação psicológica - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Consulta de Avaliação Psicológica Intervenção Precoce - - Psicóloga Doutora Joana Costa - Torres Vedras Intervenção Precoce

Quer saber
mais?

Honorários

Have a question?

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]