Promoção das Funções Executivas na infância e adolescência

As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas acções face conflitos ou das distrações do dia a dia, desempenhando o seu papel e impacto na vida social, afectiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.

Compreendem três categorias de funções executivas:

  1. O autocontrolo: capacidade de resistir a algo tentador para privilegiar a acção desejada. É particularmente relevante na infância, auxiliando a criança a permanecer atenta, a agir de forma menos impulsiva e a ficar concentrada em seu trabalho.
  2. A memória de trabalho: capacidade de conservar as informações na mente, permitindo relacionar ideias, calcular mentalmente e estabelecer prioridades.
  3. A flexibilidade cognitiva: capacidade de pensar de forma criativa e de se adaptar exigências inconstantes. Ela permite utilizar a imaginação e a criatividade para resolver problemas.

Como as funções executivas desempenham um papel essencial no desenvolvimento das crianças e em seu sucesso até a idade adulta, é importante encontrar maneiras de favorecer a sua evolução durante a primeira infância.

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