Dependência da internet

Os videojogos são uma fonte de entretenimento, presente na maioria dos lares. Contudo, importante a perceção de segurança.

Com o crescente expansão mulptiplicaram-se as tipologias, assumido temas interessantes desde jogos de ação, aventura, RPG, simulação estratégia, desporto.  

Então o que distingue um jogo saudável de um comportamento aditivo?

O jogo saudável gera interesse manifesto em jogar, apresenta uma quantidade de tempo despendido  no jogo, estável, existindo auto-controlo, regulação emocional, não apresentando sintomas de abstinência e permanecendo em relações significativas estáveis.

Torna-se um comportamento aditivo quando o interesse assume contornos exclusivos e obsessivos, síndrome de abstinência caracterizado por irritabilidade e tristeza, incapacidade em reduzir ou parar de jogar, mentiras sobre a quantidade de tempo dispêndio a jogar, relações significativas perdidas ou danificadas reforçadas pela fuga para a situação de jogo com inúmeras crenças associadas ” Quando jogo bem sinto-me melhor” ;” Quando jogo bem não penso em problemas”.

Dados demonstram que cerca ade 5.1% dos jovens europeus entre os 14 e os 17 anos estão em risco e cerca de 8.4% estão em risco e jogam regularmente

Deixe um comentário

Have a question?

[contact-form-7 404 "Not Found"]